Thumbnail

A influência dos cinco sentidos em nossos sintomas: Tato

 

 

A sensação do toque, o contato, o carinho, o cafuné, é a primeira sensação de proteção e segurança sentido pelo bebê após sair da barriga de sua mãe, e encontrar seu colo. É nos braços da mãe que o bebê sente o afeto e o amor incondicional de mãe. Para um bebê o contato é primordial para a sobrevivência, tanto é que muitos estudos estão sendo realizados em busca de oferecer as crianças prematuras mais tempo no colo da mãe, fazendo com que a segurança no contato e nutrição ao seio da mãe sejam sentidos principalmente nos primeiros dias de vida. 

O tato é responsável por transmitir as sensações de textura, de forma, de afeto, de repugnância. Sem o sentido da visão, é o tato que permite nos localizarmos no ambiente. Através do tato podemos demonstrar afeto às pessoas, dando abraços, carinhos, ou afastando o contato e empurrando uma pessoa para longe de nós.

As alergias na pele são um dos principais exemplos de alterações desencadeadas pelo sentido do tato. Há 5 anos atendi um menino de 8 anos que apresentava alergia na pele, na região anterior dos cotovelos, cada vez que ele tocava ou brincava com cachorros. Quando fomos trabalhar com ele pudemos observar que ele gostava muito de animais, mas um ano antes de ser realizada a sessão ele havia perdido seu cachorrinho de estimação, que ele carregava para todos os lados nos braços, região exata em volta dos cotovelos onde ele apresentava a alergia, que reaparecia cada vez que algum outro cachorro fizesse ele relembrar no subconsciente o seu antigo amigo que foi embora. 

Em outro momento atendi uma menina que tinha seus 10 anos de idade e que também apresentava alergia na pele da dobra do cotovelo e na dobra dos joelhos, entretanto, sua alergia era desencadeada pelo fato de ela tomar banho de piscina. A primeira opção de causa para a mãe, era o efeito do cloro na pele que desencadeava a alergia, mas porque somente nela, e não nas outras pessoas que estavam tomando banho também? Então quando fomos procurar a relação do sintoma, encontramos o fator de que ela 4 anos antes desta sessão, ter ido a piscina de sua casa sozinha, com duas boias, chamadas espaguetes, uma estava sendo segura abaixo dos joelhos e a outra pelos cotovelos atrás das costas, quando se desequilibrou e caiu na água, tendo dificuldade de encontrar a borda da piscina, passando assim por um perigo de afogamento. Como o corpo guarda nos mínimos detalhes a relação de que a perda das boias nas dobras dos cotovelos e joelhos causaram a relação de perigo, é neste local que é desencadeado o sintoma alérgico na pele ao entrar na água. 

Outro fator relacionado ao contato e separação, esta relacionado às dores articulares, principalmente em ombros e quadris. Já atendi vários pacientes que apresentavam dores musculares e/ou articulares em ombros por constantes discussões e brigas com parceiros, pois o braço que deveria auxiliar para afastar o parceiro de perto de si ou mesmo confrontá-lo em discussões, não pode ser utilizado para afastá-lo, pois não é possível ou não é permitido fazê-lo, fazendo com que a pessoa fique quieta e aceite contra a vontade passar por situações desagradáveis com alguma pessoa. 

Como vocês puderam perceber o tato está diretamente vinculado a fatores relacionados a contato, a busca pelo contato perdido por uma perda ou separação e afastamento, que corresponde ao fator de querer tirar pessoas de perto quando nos fazem mal em casa, no trabalho, no estudo e etc. Sabendo encontrar os fatores de nossos sintomas, podemos entender cada vez mais o funcionamento de nosso corpo, e por consequência, corrigir nossas fragilidade. Através da Microfisioterapia, poderemos encontrar a relação dos sintomas e promover a correção, para que os incômodos parem de interferir na sua vida.

Quem dá afeto, transmite amor e por consequência, permite aos outros se sentirem queridos e confortáveis. Um abraço, um aperto de mão com um sorriso, transmitindo um afeto verdadeiro desencadeiam uma corrente de felicidade que é passada de pessoa a pessoa, dias após dias. Faça sua parte, de afeto aos seus próximos, quem sabe podemos começar uma corrente de felicidade, que possam se entrelaçar e fazer um mundo melhor. 

Ivan Bonaldo (CREFITO 8/99696-F)

Fisioterapeuta Especialista em Microfisioterapia e Nova Medicina Germânica.

(46) 3025 5399

www.ativaterapias.com.br