Thumbnail

Emoção na pré-concepção

 

 

 

Sabemos que o período da gestação pode influenciar física e emocionalmente na vida de uma pessoa. Dependendo dos hábitos de vida da mãe e da família, como alimentação, exposição a ambientes nocivos e substâncias perigosas, assim como situações emocionais vivenciadas neste período, podem influenciar no estado físico e emocional posterior da criança e do futuro adulto.

O que muitas pessoas desconhecem é de que o período pré-concepção, que consiste nos 72 dias antes da concepção (fecundação), também pode influenciar no estado de formação do futuro indivíduo. Este período é baseado na fase de maturação dos gametas parentais. O espermatócito se transforma em espermatozóide e o ovócito se transforma em óvulo fecundável, acredita-se, que durante este período já podem ser armazenadas as situações de estresse vividas pelos pais, assim como os projetos e desejos almejados por eles, sendo gravados de forma inconsciente.

Desta forma, o período de preparação para uma gravidez também deveria ser visto de uma forma cuidadosa, com um ambiente familiar harmonioso, pois este momento trará referências para a personalidade da criança, ela irá saber com o que vai ter que lidar no meio externo. Por exemplo: se o ambiente externo é hostil, com brigas e perigos, a criança tenderá a ser formada com uma personalidade de medo ou raiva, revolta; se o ambiente é de ansiedade, tudo tem que ser feito rápido, a criança tenderá a ter uma personalidade mais agitada; se a criança for projetada em uma época de falta de dinheiro, possivelmente terá que ter durante a vida uma reserva financeira, para se sentir segura. 

Mas claro que não tínhamos estas informações antigamente, e às vezes somos pegos de surpresa pela gravidez, mas o que temos que ter em mente é que este período também deve ser visto com importância na hora de um tratamento, para que possamos trabalhar sobre todas as fontes possíveis de alterações e de interferências na personalidade do indivíduo.

 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia e Nova Medicina Germânica