Thumbnail

Autorresponsabilidade

 

Fomos acostumados a deixar a responsabilidade por nossa saúde, bem-estar, felicidade na mão das outras pessoas, achando que só poderemos estar saudáveis se os outros cuidarem de nós, se formos aos profissionais de saúde, que nos curem. Só poderemos estar bem se os profissionais de saúde fizerem um bom trabalho conosco, se o meu personal for capaz de me fazer perder peso, se a nutricionista me der uma dieta que realmente seja eficaz, se o fisioterapeuta utilizar os exercícios e aparelhos certos para expulsar a dor de mim. Só poderemos ser feliz se as pessoas vierem até mim me elogiar, me agradar, que as pessoas me amem e me deem carinho. Que só poderei ser feliz se meu filho se der bem na vida, se minha filha casar com um marido que seja bom para ela, que meus netos façam uma boa faculdade. 

Esquecemos que somos responsáveis pela nossa vida, pelas nossas escolhas, nossa saúde e felicidade. Deixamos de fazer as coisas que nos fazem bem e ainda botamos a culpa nos outros. Somos responsáveis pelos nossos atos. Mas sempre foi e sempre será mais fácil achar um culpado externamente, sem olhar realmente para dentro de nós.

A mudança deve sempre iniciar de dentro para fora e de nós para os outros. Quando começamos a construir a mudança em nós, as outras pessoas começam a perceber e se influenciar por ela, transformando comportamentos, ações e a forma com que somos olhados e olhamos para os outros. 

Com nossa saúde não é diferente. Não podemos esperar que os remédios, as terapias, ou rezas vão nos fazer saudáveis, enquanto comermos somente produtos industrializados, nos enchermos de refrigerante, não fizermos atividades físicas, ingerirmos bebidas alcoólicas, fumarmos, passarmos o dia todo nos estressando, brigando, irritando-nos, guardando mágoas. Atitudes autodestrutivas como estas só levam a doenças e a morte. A responsabilidade por sua saúde é sua. Não espere que os outros possam lhe salvar, sem que você inicie a mudança. 

Qual é o passo que você está dando para sua felicidade? Pense nisso, e comece agora.

 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Fisioterapeuta Especialista em Microfisioterapia e Novo Medicina Germânica

 

Outros artigos em:

www.ivanbonaldo.com.br

www.ativaterapias.com.br