Thumbnail

Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais

 

É com a frase do título deste artigo que Dr. David Servan-Schereiber complementa o título de seu livro Anticâncer. David nasceu na França e foi psiquiatra e professor da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, e da Universidade de Lyon, na França. Dedicou anos de estudo e pesquisa sobre o equilíbrio corpo e mente, incentivando profundamente o trabalho de um tríade de equilíbrio corporal: alimentação, atividade física e equilíbrio emocional. 

Dr. David escreveu também o livro Curar, que se baseou na utilização de formas alternativas de gestão do estresse, da ansiedade e da depressão, sem a utilização de medicamentos. Relacionou também o aparecimento de sintomas físicos diretamente influenciados pelo nosso estado emocional. Utilizando de suas experiências profissionais e de sua influência como pesquisador pode se conectar com os mais novos estudos na busca pela cura das doenças. 

Na edição do mês de maio de 2013, a Revista Super Interessante trouxe na matéria de capa, informações deste mesmo autor, utilizando-se de sua história de vida na luta contra o câncer. Dr. David em 1992, foi diagnosticado com câncer no cérebro, apresentando um tumor maligno agressivo, que foi tratado com cirurgia e quimioterapia. Entretanto o câncer voltou, e a partir de então, sem abandonar o tratamento convencional, ele decidiu buscar alternativas para aumentar suas chances de vida, sendo que este tipo de tumor apresentava um tempo de sobrevida de 6 meses. 

Trabalhando através do equilíbrio em uma alimentação saudável (que é relatada no livro Anticâncer), atividade física regular e modificando a atitude mental, David superou as expectativas médicas, vivendo por 20 anos após o diagnóstico da doença. O que ele fez de diferente? Ele trabalhou no Terreno. Isto é realizado de forma a reforçar os mecanismos de defesa do corpo, podendo prevenir ou tratar a doença. David relata que quanto mais estivermos próximos de nossos valores e sensíveis à beleza vibrante da existência, mais teremos chances de nos proteger da doença, como também de gozar plenamente nossa passagem pela terra, sendo participando de um coral, mergulhando em filmes cômicos ou escrevendo poemas. Precisamos também corrigir nossas fragilidades emocionais, para alterar os processos de sabotagem que nosso subconsciente promove, que impede que consigamos manter um equilíbrio emocional constante, podendo ser realizado com diferentes métodos alternativos, seja através de meditação, yoga, acupuntura, microfisioterapia, entre outras. O importante para manter o terreno saudável é estar de bem com a vida, ser feliz e controlar os pensamentos destrutivos. 

Se o terreno, que é o nosso corpo e mente, estiver cheio de toxinas de uma alimentação inadequada, fraco ou sem resistência, por não realizarmos atividade física regular, ou emocionalmente carregado por mágoas, frustrações, medos e etc. estaremos mais propensos a desencadear inflamações e o surgimento de células cancerígenas. Quando começarmos a cuidar e equilibrar nosso organismo, estaremos com nosso sistema imunológico preparado para as adversidades de nossas vidas.

 

 

Dr. Ivan Bonaldo 

Crefito 8/99696-F

Fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e Microfisioterapia.

Clínica Ativa Terapias