Thumbnail

Os 5 principais fatores do aumento de peso: Parte 1 - Agressão proximal

Os 5 principais fatores do aumento de peso

Nos próximos 5 artigos vou escrever sobre as 5 principais causas emocionais do aumento de peso. Geralmente estas causas estão associadas, uma levando a outra, mas por didática vou separar estes fatores, para explica-los melhor. 

 

Artigo

5 causas da obesidade – Parte 1: Agressão proximal

 

Como o próprio nome já diz, agressão proximal está relacionada a se sentir atacado, ferido, por atitudes ou por palavras de pessoas próximas a você, sejam elas pais, irmãos, esposo(a), filhos, com um senso de impotência em se libertar destas agressões, ou se afastar destas pessoas que nos fazem mal. 

As agressões podem ir desde situações de alterações de voz, imposições forçadas, diretamente relacionadas a pessoa, como também discussões presenciadas pela pessoa, entre seus pais, entre esposo(a) e filho(a), isto pode gerar a sensação que o ambiente é hostil. Na natureza, quando se vive em ambiente de perigo, quanto mais forte e maior for o animal, mais capaz ele é de sobreviver ao ambiente e confrontar as situações do dia a dia. E isto também acontece conosco, quando nos sentimos em ambientes ameaçadores de qualquer forma que seja, tendemos a comer mais, para que possamos nos tornar maiores, para ter mais potencialidade para confrontar as próximas situações. 

Muitas pessoas se sentem atacadas também por julgamentos, seja a criança, quando observa no olhar dos pais críticas e recriminações, que dão a entender que está sempre errada, que nada que faz presta. A esposa que por mais que faça tudo, o marido ainda reclama da janta, ou da limpeza da casa, ou a esposa que reclama ao esposo por suas atitudes dia após dia. 

Outra sensação de ataque, muito frequente que encontro, são as sensações de frustração ao contato sexual. Quando uma mulher ou um homem se sentem obrigados a manter relação com uma pessoa que não lhes agrada, ou que já não é mais satisfatório, ou ainda que após situações vividas de frustração com o conjugue que trouxeram dificuldades em perdoa-lo(a), fazendo com que se entregar sexualmente não fosse legal, isto faz com que a pessoa tente afastar o parceiro(a), e isto também pode gerar compulsão alimentar e aumento de peso, sem falar nos casos de abusos sexuais, geralmente vividos na infância, que trazem para esta criança quando adulta, dificuldades em se entregar plenamente no ato sexual nas próximas relações. 

O modo como lidamos com estes ataques é o que fará com que passemos pela frustração de forma mais leve, ou de forma incômoda. Se tomarmos consciência disto podemos nos esquivar dos ataques, ou nos afastar das pessoas que agem desta forma conosco. Você tem pessoas ao seu redor que te atacam? E ai como você pode passar por estas situações sem que te afetem?

 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Fisioterapeuta Especialista em Microfisioterapia e Nova Medicina Germânica. 

 www.ativaterapias.com.br