Thumbnail

Algo não me cheira bem!!

 

E quando o nariz começa a trancar e escorrer, o que isto pode significar?

Nesta época do ano tenho ouvido muitas e muitas pessoas falando do seu incômodo com seu nariz, aquele grande inconveniente de não conseguir respirar direito, de acordar várias vezes com o nariz trancado, de espirros recorrentes, ou de estar sempre com um lenço a mão para limpar o nariz. 

O contexto biológico relacionado a mucosa do nariz é de que algo não me cheira bem. Isto pode estar relacionado a situações reais, como por exemplo, quando passamos por um cheiro ruim, como no caso de acompanhar uma pessoa que está em estado de doença grave, que por seus tecidos necrosados, exale um cheiro fétido, desta forma, conviver com esta pessoa ou ter que cuidar dela, faz com que tenha que permanecer com um cheiro desagradável, que não gostaria de sentir.

Ter que conviver com uma pessoa que tenha um mal hálito que acaba por ser incomodo conversar com ela, que as pessoas a sua volta têm a vontade de colocar um grampo no nariz, para assim não precisar sentir cheiro algum. 

Mas nem sempre são as questões reais que desencadeiam alterações na mucosa do nariz, podemos sentir uma situação como se não cheirasse bem, de maneira emocional, quando interpretamos que uma situação pode não acabar bem, ou que um perigo se aproxima. O nariz no mundo animal é utilizado como fonte para farejar o cheiro de um predador antes que se possa ver ou ouvir, por isto que se fala que o nariz é fonte para presentir um perigo, onde a ameaça é eminente. 

Podemos ficar preocupados, e ter uma interpretação que uma viagem de um filho pode ser perigosa, ou que a empresa pode passar por um risco financeiro, ainda podemos passar por uma situação de doença de um familiar, onde nos preocupamos pelo pior, ou ainda que algo possa não dar certo dentro de um projeto de vida. 

Mas lembrando, durante a fase de estresse de um conflito que afeta o nariz há uma ulceração da mucosa nasal, entretanto, sem sintoma aparente, mas quando se resolve o estresse, ou sai do processo de frustração, o sintoma tende a aparecer através da inflamação da mucosa, aparecendo prurido, em alguns momentos até com sangramento. Estes sintomas geralmente são denominados de alergias ou renites. Entretanto há outras situações que este sintoma pode ser desencadeado juntamente com outros sintomas, como no caso da sinusite, gripes, entre outros. Isto você pode entender melhor acessando ao link do artigo abaixo:  http://bit.ly/2sKlxEe

O sintoma é algo natural para que ocorra a volta ao normal do tecido lesado pela fase de estresse, mas quanto maior ou mais duradouro o processo de estresse sobre algo que não lhe cheira mal, ou de que um perigo que se encontra eminente, maior e mais duradouro será o sintoma. Por isto quanto antes sair do estresse, mais fácil será lidar com o sintoma.

 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Idealizador do Congresso Internacional das Leis Biológicas

www.leisbiologicas.com