Thumbnail

Enfrente melhor as situações do dia a dia

 

O nosso corpo é uma máquina capaz de se adaptar as situações, sempre para nos proteger, mas a forma que ela encontra para nos proteger ou mostrar nossos erros, nem sempre é agradável. 

A forma como nosso cérebro nos impõe medos ou inseguranças serve para evitar que passemos por situações de estresse ou perigo novamente. Como quando o nosso cérebro muda nosso comportamento, junto às mudanças de ambientes, “quando estou no trabalho estou feliz, mas quando chego em casa me dá uma tristeza e/ou uma angústia”, ou vice-versa, e as irritabilidades e as explosões que aparecem sem motivo aparente.

Outros casos ocorrem quando nosso corpo responde prontamente com dores à uma situação estressante, como é difícil a digestão devido a acontecimentos mal aceitos, “digeridos”. Como a culpa ou a mágoa nos levam a sofrimentos internos, como frustrações profissionais, nos levam a dores exatamente nas regiões que precisamos para o trabalho. 

As nossas alterações físicas ou emocionais não estão aí para nos chatear, mas sim para tentar nos ajudar a chegar ao verdadeiro objetivo de tudo, que é a homeostasia, que corresponde ao equilíbrio do nosso organismo, basta sabermos conversar com nosso interior, entendendo como nosso corpo funciona.

Há alguns meses atrás uma paciente chegou a mim e contou: “lembrei de você semana passada, acordei pela manhã com dor de garganta, e então comecei a lembrar o que você havia dito que significavam as dores de garganta, então lembrei que no dia anterior meu marido havia me dito algo que não gostei muito, sendo assim comecei a refletir que não precisava ficar me estressando pelo que ele disse, pois ele estava em um dia ruim, e provavelmente acabou falando algo sem querer.” 

As dores de “garganta” estão diretamente relacionadas às nossas aceitações, como diz a expressão “engolir um sapo”. A partir do momento que vemos de forma diferente as situações em que vivemos, deixamos de remoer as mágoas e acabamos vivendo melhor sem nossos sintomas. Isto não funciona somente com nossa “garganta”, mas também com vários outros sintomas, cada região de nosso corpo tem um significado específico. Por isto, quando entendemos melhor o nosso corpo, temos a chance de viver melhor sem nossos sintomas. E você, tem um tempo para olhar para dentro de si, e analisar o que realmente está acontecendo dentro do seu corpo? Você já parou para entender o porquê do seu corpo gritar para você através das dores ou você sequer para pra ouvi-lo? 

A meditação é uma das melhores formas de olhar para dentro de si, e se conectar com sua essência e dar uma desacelerada no tempo de sua vida. Você não precisa ficar uma hora por dia meditando, cinco minutos olhando para dentro de si, já é uma conversa e tanto. Que tal iniciar hoje? 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Idealizador do Congresso Internacional das Leis Biológicas

http://www.leisbiologicas.com