Thumbnail

Do sentimento à doença

Muitas vezes enquanto passamos por um período de doença, dores e disfunções, vemos nosso emocional ao mesmo tempo decair em sentimentos de tristeza, desânimo, ansiedade, nervosismo, estresse e até mesmo de depressão - cada dia mais observamos que estados contínuos de raiva, rancor, nervosismo, ira ou até mesmo de pessimismo, são fatores chaves para o surgimento de doenças ou agravamento destas. 

Há teorias onde se sugere que o pessimismo leva a depressão, que por conseqüência interfere no funcionamento do sistema imunológico na proteção contra tumores e infecções. Outras teorias relatam que pacientes pessimistas não se cuidam, fumando e bebendo mais e fazendo menos exercícios físicos do que os otimistas, e são em geral mais descuidados com a saúde.  

A perturbação emocional crônica, vinda de anos de culpas, não aceitações, raivas, podem trabalhar como uma toxina para o organismo, podendo exacerbar algumas disfunções. Enquanto passamos ligados a situações perturbadoras de nosso passado, deixamos de abrir portas na nossa vida, deixamos de sonhar, deixamos de sorrir e por consequência, deixamos de viver, e isto vai debilitando intensamente nosso organismo. 

Os benefícios apresentados pelo pensamento positivo são muitas vezes achados como imperceptíveis por muitas pessoas, mas pesquisas feitas junto a grande número de pessoas permitem observar um grande auxílio na melhora de diferentes patologias e na manutenção de um sistema imunológico mais sadio.

Com a vida agitada, sem tempo para pausas e descansos, nosso corpo e mente se tornam cansados e desgastados. Não conseguimos cuidar do nosso corpo e muito menos de nossa mente, o que acarreta em uma combinação perigosa, podendo desencadear as mais diferentes doenças. A combinação entre os cuidados com nosso corpo através de atividades físicas como caminhada, academia, pilates, hidroginástica, entre outros, e os cuidados com a mente ao ler livros que gostamos, ouvir boa música, descansar em ambiente de silêncio, meditar, ser otimista, sorrir, possibilitam uma boa manutenção do nosso estado físico e mental. 

Será que as coisas que você procura no seu dia a dia estão te levando a uma mente positiva ou negativa? O que você busca ver na televisão ou na sua linha do tempo do facebook, instagram, sites, jornal, te levam a ficar como, alegre ou triste? As pessoas que despertam durante a manhã já vendo tragédias, violência, injustiças, tendem a passar um dia mais tristes, irritadas, angustiadas. Pense um pouco, até que ponto se manter informado sobre o que acontece no mundo todo te deixa bem? Será que ver tragédias o tempo todo te da alegria? 

Que tal fazer uma limpeza no que há de ruim em sua vida? Diminua o tempo em frente a programas de TV prejudiciais ao seu bem estar, bloquei as pessoas das suas mídias sociais que somente compartilham tragédias e comece seu dia com mais energia e vitalidade.

PREVINA-SE, CUIDE-SE, VIVA!!

 

Quer saber ainda mais? Então leia mais sobre a saúde emocional neste artigo: bit.ly/IBaquariosujo 

 

Dr. Ivan Bonaldo

Crefito 8/99696-F

Idealizador do Congresso Internacional das Leis Biológicas

http://www.leisbiologicas.com